Instituto Pensar - Inclusão: professores e estudantes lançam e-book de Ciências, em Libras

Inclusão: professores e estudantes lançam e-book de Ciências, em Libras

por: Mônica Oliveira 


A publicação, de viés inclusivo, é a primeira a trazer o aprendizado sobre o corpo humano e estruturas celulares em Libras 

Um grupo composto por professores e estudantes da recém criada Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), lançou o "Manual de Libras para Ciências: a célula e o corpo humano", em Linguagem Brasileira do Sinais (Libras).

Segundo os organizadores a publicação, em formato digital, é a primeira a adotar Libras no aprendizado sobre o corpo humano e estruturas celulares. O livro, pensado para atender estudantes surdos que estão na segunda metade do ensino fundamental, já começou a ser utilizado por algumas escolas.

De acesso livre, o E-book está sendo disponibilizado de maneira gratuita para todas as escolas do Brasil, acesse pelo link.

De acordo com o grupo, a publicação visa promover a diversidade no acesso ao conhecimento por meio de uma "ferramenta” inclusiva voltada para a população surda.

"Instrumentos como esse ainda são escassos no mercado editorial brasileiro e isso acaba refletindo acesso escolar a materiais didático, rompendo inclusive com barreiras atitudinais”, reflete um dos idealizadores do livro, Bruno Iles.

Já a professora Rosemary Meneses dos Santos ressalta que "essa iniciativa visa suprir uma evidente lacuna no processo de comunicação nesse campo do ensino formal, especificamente na Educação Básica entre pessoas surdas e ouvintes”.

Como surgiu a ideia?

A ideia de elaborar a publicação nasceu de uma necessidade prática. Dois estudantes da disciplina "Estágio Supervisionado”, Bruno Iles e Taiane Oliveira, perceberam a carência de intérpretes e de material inclusivo para alunos com deficiência auditiva.

A partir da inquietação, formou-se um grupo que durante dois anos se reuniu para traçar estratégias de como concretizar o projeto que resultou no manual inclusivo.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: